quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mapa Histórico: A Marcha para o Oeste e a expansão dos EUA.


Clique na imagem para ampliar (e muito)

RESUMO:
A expansão territorial dos Estados Unidos começou durante a Guerra da Independência, quando os colonos ocuparam terras situadas a leste do Mississípi.

A Luisiânia foi comprada à França em 1803, por 60 milhões de francos. A Espanha cedeu-lhe a Flórida, mediante indenização de 5 milhões de dólares. Através de meios diplomáticos, obteve da Grã-Bretanha o território de Oregon, as montanhas Rochosas e o rio Santa Cruz, no Maine.


A guerra contra o México proporcionou, pelo tratado de paz de 1848 e mediante a indenização de 15 milhões de dólares, novas áreas: Texas, Novo México, Arizona, Colorado, Califórnia superior. Em 1853, por outra indenização de 10 milhões de dólares, obteve nova retificação da fronteira com o México.


Em 1867, comprou da Rússia, por 7 milhões de dólares, o que é hoje o Alasca. As ferrovias, ligando o Atlântico ao Pacifico, facilitaram o povoamento desse vasto território, alimentado pelas correntes migratórias européias.


A expansão alcançou, no Atlântico, as Antilhas Danesas e Porto Rico, hoje Estado Associado; no Pacifico, o arquipélago do Havaí, as Filipinas, Wake e Midway. O canal do Panamá encerrou o movimento de ampliação da base física norte-americana.


A
história do deslocamento de fronteira constitui, em conseqüência, o motivo central do processo norte-americano de formação. À medida que avançam a fronteira, nas áreas incorporadas eram criados territórios federais, mais tarde elevados à condição de Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário