quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mapa Histórico: América Espanhola.

Comparação das fronteiras administrativas do período colonial com as da atualidade, pós-independências:

Clique na imagem para ampliar (e muito).

RESUMO:
Os espanhóis, à medida que aumentavam suas responsabilidades com a ampliação da conquista, estabeleceram a seguinte organização para o domínio das terras americanas sob sua soberania: 4 Vice-Reinados, 4 Capitanias-Gerais, Intendências (equivalente a cidades), "Gobernaciones" (províncias) e, em relação à ordem judiciária, Audiências (os portugueses utilizaram o termo Comarcas).

Em cada núcleo urbano funcionava uma edilidade, denominada Cabildo.

Os Vice-Reinados foram: Nova Espanha (México), Peru, Nova Granada (Colômbia e Equador), Prata (Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia).

As Capitanias foram: Cuba (Cuba, Flórida, S. Domingos e Porto Rico), Guatemala (América Central), Venezuela e Chile.

As Audiências eram em número de 14. Para a direção da vida espiritual havia 4 arcebispados e 31 bispados.

O controle político e econômico do Império processava-se através do Conselho das índias, sediado em Sevilha, e da Casa de Contratação, sediada em Cádiz (ambas na Espanha).

As relações de comércio, a principio limitadas de acordo com o regime de monopólio vigente, perderam, no século XVIII, o seu caráter rígido. O mapa indica os principais caminhos do comércio interno e externo. Os "criollos", por sua vez, visando maior autonomia comercial para seus negócios, iniciaram os processos de independências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário