quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mapa Histórico: As 13 colônias inglesas.

Mapa histórico representando os domínios ingleses na América do Norte, antes da Guerras dos Sete Anos, domínios esses que lideraram a Independência dos EUA.


Clique na imagem para ampliar (e muito).

RESUMO:
Os ingleses iniciaram sua empresa colonial na América durante o reinado da Rainha Isabel I, estabelecendo-se na Terra Nova e, a seguir, na Virgínia, na ilha de Roanoke.

As Companhias de Londres e de Plymouth, beneficiárias de doações régias ao longo da Costa Norte da América, deram então começo a ocupação de seus territórios.


Em dezembro de 1620, os peregrinos, que vieram da Inglaterra pelo barco Mayflower, atingiram Cape Cod, fundando Plymouth, na Região Norte, denominada Nova Inglaterra.


As demais colônias foram: Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island, Nova Iorque, Nova Jérsei, Pensilvânia e Delaware.


Ingleses, escoceses e irlandeses, perseguidos por motivos religiosos e políticos, constituíram a grande imigração inicial que deu segurança às colônias então estabelecidas.


No Norte, elaborou-se uma economia urbana com mão-de-obra livre, enquanto, no Sul, as grandes propriedades , o escravismo e uma lavoura tropical constituem o fundamento maior da colonização.


Em todas essas colônias o governo era constituído pelos próprios colonos, sem interferência maior da Coroa, representada por um governador. Essa autonomia entre as colônias posteriormente influenciou os estados independentes a criarem o federalismo.

Um comentário:

  1. NAO, NAO, NAO, FODA NEM PRECISO MAIS PEGA DE OUTROS SITES
    budzinga

    ResponderExcluir