segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Geração Orkut.

Já faz alguns dias que venho tratando sobre isso com alunos em sala de aula, como também comentando com amigos. Atualmente, estamos presenciando um modismo extremo ao redor do site de relacionamento do Google, o Orkut, como o serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, o MSN, ou Windows Live Messenger.

Tanto pré-adolescentes, adolescentes, quanto adultos, estão dedicando muito de sua atenção para tais modismos da Rede Mundial. Os mais novos, dá para entender melhor, ficam presos a essas trivialidades ou por mera falta do que fazer, ou os pais considerarem ser algo inofensivo, servindo como escape para o "trabalho" que esses jovens possam dar em casa, ou evitar que se exponham aos perigos da rua. Já alguns adultos, quando se prendem demais às trivialidades desse mundo virtual, aparenta mais carência emocional ou falta de vida social. Não estou condenando ninguém, mas acho isso meio lamentável.

Entre os mais jovens, pertencer à Geração Orkut, de forma insensata (se expondo com centenas de fotos, divulgando fatos particulares de suas vidas ou de suas famílias, procurando relacionamentos), além de ser um risco, é também um dos maiores motivos para o baixo aproveitamento dessas figuras na escola em geral.

A internet, tem duas faces: Uma boa (pesquisa, entretenimento, informação) e uma ruim (pedofilia, preguiça, sedentarismo exagerado). A puberdade e a adolescência são violadas quando muitos esquecem obrigações relativas à sua idade, pensando que o mundo só tem prazeres a nos oferecer, assim como consideram o universo azul-bebê do Orkut e os apitos de alerta do MSN.

Muitos, quando não esquecem de suas obrigações, se consideram o centro das atenções de um pretenso mundo virtual, entupido de "amigos", onde todos admiram suas fotos e acham suas animações do "Buddy Poket" (se escreve assim mesmo?) lindas! Gente, o mundo é muito mais do que isso, pode ter certeza. Não são algumas centenas de fotos (95% das fotos de alunos(as) que me dou o trabalho de ver, sempre estão fazendo o sinalzinho do "V" com as mãos, é alguma mensagem subliminar?) ou "scraps" em seu perfil que vai te tornar em algum líder de destaque, muito menos lhe garantir um meio de sobrevivência na vida adulta. Concretizem em suas mentes: Você, Eu, Nós, somos apenas celulas de todo um mecanismo social gigante e complexo, o mundo não gira ao nosso redor, é o inverso! Enquanto muitos pensam serem rebeldes através do mundo azul-bebê, não passam de mais uma estatística para o enriquecimento das empresas patrocinadoras desses serviços.

Portanto, povo, tudo tem hora. Não canso de falar isso. Separem os relacionamentos virtuais dos reais, a diversão da obrigação (alguns conseguem conciliar isso, mas com responsabilidade). Garanto que vocês sabendo administrar isso direitinho, progredirão.

P.S.: O Orkut surgiu como um mecanismo bastante interessante para troca de idéias e debates nas comunidades por assunto. Porém, não sei se isso já é uma marca registrada, onde o brasileiro entra, bagunça. Hoje o Orkut é todo dominado por brasileiros, e alguns meros indianos, que só buscam pornografia, namoro e disputar quem tem mais scraps., até problemas judiciais os brasileiros já conseguiram com tal site... Por favor, não contribuam para a imagem negativa do Brasil lá fora.

Um comentário:

  1. Tá coberto de razão Thiago, muita gente deixa de viver a vida real para se dedicar exclusivamente ao mundo virtual e a criar uma imagem de si que não corresponde a realidade.
    Além disso, deixam de ter uma vida produtiva e cumprir suas obrigações para ficar olhando o perfil de outras pessoas e vão com isso ficando cada vez mais bitolados nesse circulo virtual vicioso. Valeuz!

    ResponderExcluir