quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Chegada dos primeiros habitantes do continente americano.

Os habitantes do continente americano descendem de populações advindas da Ásia, sendo que os vestígios mais antigos de sua presença na América, obtidos por meio de estudos arqueológicos, datam de 11 a 12,5 mil anos AP (Antes do Presente). Todavia, ainda não se chegou a um consenso acerca do período em que teria ocorrido a primeira leva migratória.

Possíveis rotas da migração humana através da superfície terrestre.

Os povos indígenas que hoje vivem na América do Sul são originários de povos caçadores que aqui se instalaram, vindos da América do Norte através do istmo do Panamá, e que ocuparam virtualmente toda a extensão do continente há milhares de anos. O que justifica a teoria da travessia do Estreito de Bering no final da era paleolítica, coincidindo com a última glaciação das atuais zonas temperadas, formando a "ponte de gelo" também chamada de Beríngia.

Possível rota de migração pela Beríngia na Era Glacial.

No Brasil, a presença humana está documentada no período situado entre 11 e 12 mil anos AP. Mas novas evidências têm sido encontradas no Piauí (São Raimundo Nonato - Parque Nacional da Serra da Capivara) que comprovariam ser mais antiga esta ocupação, com o que muitos arqueólogos não concordam. Assim, há uma tendência cada vez maior de os pesquisadores reverem essas datas, já que pesquisas recentes vêm indicando datações (em Carbono-14) muito mais antigas. Tais evidências dão suporte a novas teorias da migração, como a travessia do Oceano Pacífico, através de cabotagem nos arquipélagos, a cerca de 16 ou 20 mil anos AP, mas ainda não possui respaldo entre diversos cientistas.

Alguns dos vestígios deixados pelos antigos habitantes da região sul do Piauí.

3 comentários: