A matéria de História hoje é considerada como uma das mais difíceis do currículo escolar brasileiro, visto que as maneiras de avaliar e interpretar os assuntos fugiram da mera "decoreba".
Sempre acho hilário quando alguns pais não conseguem aceitar que seus filhos conseguiram tirar nota baixa "logo em História!", matéria essa que no tempo deles era tão fácil, "era só decorar".
Hoje, a História em sala de aula exige do aluno um conhecimento de mundo muito amplo, assim como também contribui para o mesmo formar esse tipo de conhecimento, mas que precisa do jovem um mínimo de erudição, conhecimentos gerais. Não é a toa que quando fui professor de EJA, os alunos mais velhos eram os mais interessados e aplicados, pois o conteúdo era mais acessível, ou tinham um conhecimento prévio mais privilegiado.
Só que nós, professores de História, ainda temos fortíssimos concorrentes: Orkut, MSN, celulares, bluetooth, playstation, "brasileirinhas", além da velha infância que nunca passa... Assim, a utilização de recursos multimídias e aulas de campo se tornam uma necessidade para conquistar o interesse de algumas "mentes vazias".
O interesse é baluarte do aprendizado, os professores cumprem seus deveres. Os alunos também devem cumprir com os seus.
Sempre acho hilário quando alguns pais não conseguem aceitar que seus filhos conseguiram tirar nota baixa "logo em História!", matéria essa que no tempo deles era tão fácil, "era só decorar".
Hoje, a História em sala de aula exige do aluno um conhecimento de mundo muito amplo, assim como também contribui para o mesmo formar esse tipo de conhecimento, mas que precisa do jovem um mínimo de erudição, conhecimentos gerais. Não é a toa que quando fui professor de EJA, os alunos mais velhos eram os mais interessados e aplicados, pois o conteúdo era mais acessível, ou tinham um conhecimento prévio mais privilegiado.
Só que nós, professores de História, ainda temos fortíssimos concorrentes: Orkut, MSN, celulares, bluetooth, playstation, "brasileirinhas", além da velha infância que nunca passa... Assim, a utilização de recursos multimídias e aulas de campo se tornam uma necessidade para conquistar o interesse de algumas "mentes vazias".
O interesse é baluarte do aprendizado, os professores cumprem seus deveres. Os alunos também devem cumprir com os seus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário